Toxina Botulínica

Imagine, o franzir da testa por anos pode deixar rugas profundas na pele. A Toxina Botulínica é indicada para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, espaço entre as sobrancelhas e os pés de galinha. O tratamento é indicado para o incômodo gerado pelas rugas ou para prevenir que elas se formem.

Outra indicação da substancia é para pacientes com Hiperhidrose nas axilas, pés e mãos. O suor excessivo é causa de constrangimento no convívio social, e em alguns casos, afastamento das atividades diárias.

Como funciona a Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica é injetada na área de rugas e age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Nas linhas de expressão, o benefício pode vir de forma preventiva evitando a formação das rugas, ou reparativa, retirando a tensão da musculatura para amenizar as rugas.

Quando aplicada nas axilas, permite que pacientes portadores de hiperidrose levem uma vida normal sem os inconvenientes e constrangimentos causados pela sudorese excessiva.

Como o paciente se sente durante o procedimento?

No procedimento, não é necessário anestesia, apenas o uso prévio de cremes ou dispositivos anestésicos para tornar mais confortável o procedimento. No local da injeção, pode haver efeitos colaterais mínimos. Dores ou leve contusão podem ocorrer na região da aplicação, até uma dor de cabeça temporária na área da testa depois do tratamento.

Indicações

 -Rugas dinâmicas.

- Linhas de expressão do rosto.

- Glabela (Espaço entre as sobrancelhas).

- Pés de Galinha (Rugas que se formam na região dos olhos).

- Sulcos ao redor dos lábios.

- Hiperhidrose.

Contra-indicações

- Pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação.

- Mulheres grávidas ou em amamentação.

- Portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.

- Pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

Resultados esperados

No prazo de dois a cinco dias pós aplicação, podemos começar a notar o resultado da Toxina Botulínica, embora o efeito mais evidente seja depois de duas semanas. Ficarão visíveis até cerca de seis meses, quando será necessário nova aplicação para manter os efeitos.

Cuidados

- Evitar massagens, limpeza de pele ou outros movimentos de pressão no rosto durante as primeiras 4 horas após a aplicação.

- Quanto maior o cuidado em relação à exposição solar, mais os efeitos da toxina  respeitarão o tempo de duração esperado.

- A área tratada não deve ser exposta a frio ou calor intenso, assim compressas quentes ou geladas são contra indicadas.

- Não usar cosméticos e produtos dermatológicos um dia antes e um dia após à aplicação.

- Evitar esforços físicos por um período de 24 horas.

Curiosidade

Outras indicações estéticas para o uso da toxina botulínica são o arqueamento da cauda da sobrancelha (Brow Lift) e tratamento/prevenção da flacidez do pescoço (técnica de Nerfertiti).

Além do uso estético, a Toxina Botulínica é utilizada para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo.